Solicitou um visto Schengen de curta estadia (Tipo C), mas foi recusado?
Recebeu um motivo específico, mas ainda não entendeu claramente a razão? Se respondeu sim, este artigo é para você!
Principais motivos de recusa do Visto Schengen de curta estadia
Os motivos de recusa do visto Schengen são notificados por meio de um formulário entregue pelo consulado do Estado membro do Espaço Schengen. Quando recusada, a decisão inclui as razões da não aprovação, marcadas com um “X” em cada motivo relevante, além dos procedimentos e prazos para apresentar um Recurso de Reposição, como ilustrado na segunda página do formulário anexado.
O formulário possui 17 motivos, ou seja, 17 razões pelas quais o consulado pode decidir pelo não fornecimento do benefício migratório. Abaixo, detalhamos os principais motivos:
1. Meios de subsistência econômica para a viagem:
Às vezes, o apoio financeiro através de um patrocinador ou carta de convite é considerado suficiente, mas a idade do solicitante é crucial. As autoridades de imigração consideram importante que o solicitante tenha recursos financeiros próprios por pelo menos três meses consecutivos na conta bancária antes da solicitação.
2. Dúvidas razoáveis sobre a intenção de deixar o território Schengen:
A falta de laços familiares, posses no país de origem ou estabilidade de trabalho indica, para os oficiais de imigração, que a pessoa pode não ter incentivos suficientes para retornar ao fim da estadia. Por isso, antes de solicitar, recomendamos contratar um serviço de “Análise de Perfil Migratório” para conhecer as probabilidades de conseguir o visto.
3. Justificativas de viagem não confiáveis:
É necessário que a justificativa do propósito da viagem seja coerente e bem respaldada por documentação. Por exemplo, para uma viagem de visita familiar à França, deve-se incluir a “Attestation d’accueil”, dando ao consulado francês garantia sobre a pessoa que hospedará o solicitante.
4. Falta de prova de seguro adequado e válido:
O Artigo 15 do Regulamento (CE) nº 810/2009 do Parlamento Europeu exige que os solicitantes de um visto uniforme comprovem que possuem seguro médico de viagem adequado para cobrir despesas relacionadas a repatriação por motivos médicos, assistência médica urgente ou hospitalização durante sua estadia no território dos Estados Membros. Esse seguro é obrigatório e deve atender a requisitos mínimos detalhados no nosso artigo “Seguro de viagem Schengen: Requisitos mínimos”.
Esses são os principais motivos de recusa do visto Schengen. Ao entender melhor essas razões, você pode se preparar para uma nova solicitação com mais chances de sucesso.